Ações Promocionais para alavancar as vendas em datas comemorativas

Veja por que datas comemorativas como o Dia dos Namorados entre outras podem ser ótimas oportunidades para aumentar os lucros e o share of mind.

Datas comemorativas são ocasiões importantes para empresas de quase todos os segmentos e possuem um grande potencial de alavancar vendas, além de associar o consumo às ocasiões. Ações promocionais podem ajudar a sua marca a se diferenciar, aproveitando melhor esses momentos durante o ano. Para garantir bons resultados é recomendado que essas atividades sejam inseridas no calendário e no planejamento anual da empresa.

Datas comemorativas aumentam as vendas: verdade ou mito?

Estar por dentro do calendário comercial é um dos movimentos mais acertados para impulsionar vendas, movimentando assim a economia. Segundo o site Administradores, é possível fazer uma relação direta entre essas datas e o aquecimento do mercado em nosso país. Veja o que aconteceu em 2018:

  • Com o grande fluxo de estrangeiros, o varejo registrou um aumento de 7% de vendas na temporada de Carnaval, sem contar o movimento do comércio informal.
  • Durante o Dia Internacional da Mulher, o comércio brasileiro teve  um aumento de 16% na venda de livros e 43% na venda de rosas.
  • A comercialização de ovos de chocolate cresceu 3,2% na Páscoa, quando também foi identificado um incremento significativo na venda de brinquedos. Já esse ano, a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas registra que o consumidor pretende gastar 44,8% a mais do que em 2018.
  • No Dia das Mães, apesar da crise, o varejo atingiu cerca de R$ 2 bilhões de vendas com  um acréscimo de 4% em relação ao período anterior, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Fecomércio.  
  • Lembrar do Dia dos Namorados pode movimentar diversos setores do mercado, tais como: jóias, chocolates, restaurantes, hotéis. Após uma queda nas compras nesse período, o Dia dos Namorados se recuperou e teve um aumento de vendas de 1,63% no último ano.
  • Já no Dia das Crianças houve um crescimento consecutivo de 2,2% na venda total de brinquedos.

Ou seja, quando observamos as datas já estabelecidas no calendário comercial, é possível notar que elas interrelacionam setores e aquecem as vendas, não só porque o mercado se organiza para oferecer ao consumidor melhores condições, mas porque está frequentemente estudando o comportamento do consumidor para oferecer as melhores experiências de compra: ou você ainda não ouviu falar no Ovo da Páscoa vegano? A dica é aproveitar para investir no  mix de produtos e também na comunicação para diferenciá-los no ponto de venda.

Datas comemorativas ajudam a fortalecer a marca?

Inspiradas por uma festividade religiosa, por uma data histórica ou mesmo estimuladas pelas datas comerciais, nesses períodos o público-alvo tende a compartilhar o mesmo sentimento, e maior inclinação à compra. Por isso, para as marcas, o momento pode ser usado para surpreender e gerar mais vendas. Nesse sentido, é comum que ações promocionais sejam acionadas para estreitar  a conexão com o público-alvo, oferecendo experiências marcantes e alcançando efeitos como:

  • Aumentar o ticket médio com promoções comerciais do tipo que o consumidor concorre em um sorteio ou ganha um brinde nas compras acima de um determinado valor.
  • Aproveitar o aumento de vendas para gerar compras experimentais e introduzir novos produtos. A marca Bauducco, por exemplo, já possui além dos tradicionais ovos de Páscoa, também a Colomba Pascal, e os kits de produtos exclusivos com biscoitos cobertos com chocolate, ampliando o mix de produtos para o período.
  • Aumentar a exposição do produto no ponto de venda  por meio de uma identidade visual comemorativa. Todos os anos, a Macy’s, loja de departamentos americana, investe nessa ação para anunciar a Primavera, mais conhecida, como  a chegada da primavera Macy’s, que enche as suas lojas com uma impressionante exposição de flores.
  • Motivar a equipe comercial por meio de ações de incentivo para estimular um aumento de vendas.

Produtos bem expostos, equipe de vendas motivada e comunicação alinhada, parece simples, mas implementar uma boa ação promocional, envolve vários detalhes. E vamos compartilhar alguns deles com vocês.

Caso Dia das Mães: entender o público para fortalecer a marca

O Dia das Mães é considerado, o segundo Natal para o varejo brasileiro, e registra com frequência vendas recordes. No entanto, a pesquisa de tendências de consumo do Google intitulada: ‘Para conhecer bem o Dia das Mães, você precisa conhecer melhor as mulheres’ revela que há uma desconexão entre a imagem que hoje a mulher tem de si mesma na sociedade, e a forma como as marcas têm retratado essa nova mulher na publicidade.

É, sem dúvida, um momento de inflexão, pois muitos consumidores tendem a comprar presentes guiados por um sentimento. Dessa forma, uma mulher que era mãe nos anos 50 não tinha as mesmas aspirações que uma mulher que é mãe em 2019. E, portanto, as formas de consumo também devem observar com critério esse público.

Antes de tudo, essas são mulheres com diversos afazeres: 35% delas dividem as tarefas de casa, mas ainda fazem além do que lhes é proposto, 30% são mães solo e 36% das mulheres não se identifica com a imagem da “mãe perfeita”. A sua marca tem conseguido alcançar essas novas mães? E qual seria a melhor forma de presenteá-las em uma ação comercial?

A pesquisa demonstra que : o consumidor  normalmente se relaciona com marcas quando se identifica com a sua comunicação  e reforça a importância de conhecer o universo de quem consome seu produto para entregar a ele a melhor experiência possível .

Caso Dia dos Namorados: obstáculos que viram oportunidades

As datas comemorativas nos permitem fazer análises pontuais, mas que nos convidam a olhar um cenário de consumo mais amplo. O Dia dos Namorados nos Estados Unidos (Valentine’s Day), por exemplo, é uma data  comemorada há muitos anos. Desde 2009, vem perdendo representatividade de vendas em vários mercados. Em 2019 foi registrado pela Federação Nacional do Comércio que apenas metade das pessoas iriam comprar presentes na ocasião.

Um momento crítico que virou oportunidade para o hotel de luxo St Regis, em Washington, em 2019. Isso porque devido à redução da comemoração ao Valentine’s Day, começou a surgir um movimento feminino chamado Galentine’s Day, inspirado no filme ‘Idas e Vindas do Amor’, o dia em que grupos de mulheres celebram o Dia dos Namorados de uma forma alternativa, entre amigas. No hotel St Regis foi oferecido um chá e leilão de joias na ocasião.

Segundo estudo do NPD Group, a perspectiva de crescimento desse tipo de comemoração é de 20% até 2022. A associação positiva do hotel ao movimento que é uma tendência baseada no comportamento do consumidor é mais um exemplo que reafirma: aproveite as datas comemorativas que vem por aí para criar ações promocionais que conectem a sua marca ao momento que seu público-alvo está vivendo.

Colocando em prática a sua estratégia

Ter um bom planejamento e pensar na experiência do consumidor é o que toda marca precisa buscar  para estimular as vendas e criar um vinculo afetivo  com a marca. Um bom plano de marketing deve ter como um dos objetivos criar uma verdadeira conexão com o consumidor. Logo, investir em uma ação promocional  pode ser uma ótima opção.

Percebeu a importância de ter uma ação promocional em uma data comemorativa para a sua marca?

O público-alvo ama ser surpreendido. Por isso, veja e reveja seu planejamento e, caso precise de ajuda para criar uma ação promocional que gere conexão direta com o público-alvo em datas comemorativas como o Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal, tire suas dúvidas com a nossa equipe. Será um prazer ajudar você.

Que tal criar benefícios de longo prazo, investindo em ações promocionais que geram impacto imediato para colocar o consumidor no centro da sua estratégia de marketing? Conte conosco.

Sim, quero aproveitar as próximas datas

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