A jornada do cliente nas ações promocionais de final de ano

O lançamento da Black Friday no Brasil, em 2010, foi um marco que ajudou a impulsionar o varejo digital. Até aquele momento, as vendas online das lojas físicas respondiam, no máximo, por 1% dos resultados do faturamento. Quase dez anos depois, os índices de participação do e-commerce estão em torno dos 5,2% (IBGE). Os números, aparentemente modestos, representam um aumento de mais de 500% no faturamento online e indicam o potencial de crescimento exponencial deste canal.

No início, temas como segurança, confiança na entrega e relacionamento com o cliente ainda estavam começando a ser discutidos. As promoções e preços das lojas de varejo online eram os principais atrativos e começaram a ser usados para estimular o acesso às plataformas e “educar” os consumidores para o mercado digital.

As ações promocionais online, com preços diferentes das lojas físicas, eram o chamariz.

Durante muito tempo a prática de preços mais baixos nas lojas online gerou uma disputa com os canais físicos. Atualmente, o mercado se especializa cada vez mais no omnichannel, isto é, na integração dos canais, gerando valor e aumentando os índices de CRM – Customer Relationship Manager. Na marca de moda Animale, por exemplo, o cliente recebe um código do vendedor que o atendeu na loja física para comprar na loja virtual, sem pagar frete. São ações simples, que integram os canais físico e online e engajam o consumidor que está em todos eles.

A era das compras digitais: Chatbots, web 4.0 e consumidor omnichannel.

Estamos perto de 2020 e a jornada mudou. A tecnologia trouxe os chatbots. A web 4.0 leva a novas formas de interação pessoal, tais como os ‘assistentes virtuais´.

As práticas de UX – Experiência do Usuário na internet, vêm demandando uma especialização cada vez mais focada no cliente e no seu comportamento online. Essas novas formas de interação permitem captar, além dos comandos básicos das respostas, as reações socioemocionais que levam à retenção e maior envolvimento do consumidor. A Magalu, assistente virtual, da rede varejista Magazine Luiza, por exemplo, além de responder as dúvidas nas redes sociais, interage com os clientes através de perguntas como “Me conta: qual foi o presente de Natal que você ganhou e nunca mais esqueceu?”.

O consumidor, cada vez mais, omnichannel pode usar diversas plataformas, tais como computador, celular e smart tv, para chegar a sua decisão final. Entra na loja física e, antes da compra, busca um vídeo no Youtube para avaliar a funcionalidade e a facilidade de uso do produto, além de checar a opinião das outras pessoas sobre aquela marca. Ele compra através da internet e pede para retirar o produto na loja física. Definitivamente, a jornada de compra mudou.

A estratégia promocional deve ser planejada e estruturada a fim de facilitar e tornar o mais agradável possível a jornada do consumidor nos ambientes físico e online.

A Black Friday alavanca as vendas de Natal, mas, segundo estudo sobre as tendências de compras do consumidor online, realizado recentemente pelo Google Think, a maior parte fecha suas compras apenas uma semana antes do Natal. Algumas na expectativa das promoções relâmpago, outras esperando receber a última parcela do 13º salário. E há ainda um outro grupo que fica de olho nas ofertas que podem vir no Saldão, que começam a partir do dia 25 de dezembro, após a temporada de troca de presentes.

Promoções do tipo comerciais também são ótimas ferramentas para alavancar vendas em datas comemorativas, como o Natal. Os shoppings centers costumam fazer promoções, normalmente sorteios ou distribuição de brindes, para incentivar o consumidor a concentrar as compras em suas lojas. Você já pensou em lançar uma ação promocional para alavancar as vendas na próxima data comemorativa? A Brunez pode ajudá-lo.

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Referências:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Black_Friday
https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/comercio-eletronico-variam-2-anos/ – Quarta-feira, 09 de outubro de 2019
https://www.mercadoeconsumo.com.br/2019/10/03/vendas-do-e-commerce-crescem-6835-em-20-meses/ – Por Imprensa Mercado & Consumo – 3 de outubro de 2019
https://rockcontent.com/blog/web-4-0/ – Atualizado em 17 de outubro de 2019
https://canaltech.com.br/e-commerce/google-55-das-pessoas-usam-videos-para-determinar-compras-148659/
https://rockcontent.com/blog/como-fazer-promocao/ – Atualizado em 14-08.2019
https://economia.estadao.com.br/blogs/radar-do-emprego/professores-de-robo-ganham-mercado-com-comercio-online/
https://avozdacidade.com/wp/consumidores-apostam-nas-compras-de-ultima-hora-para-o-natal/