Semana do cliente ou Black Friday: como reaquecer o varejo?

Data que surgiu para comemorar a fidelidade do consumidor ganha destaque no mês de Setembro, no varejo eletrônico e nas lojas físicas

A confiança do consumidor, índice medido pela Fundação Getúlio Vargas, registra o quão propenso o consumidor está para ir às compras, mas não só isso. Tem direta relação com a situação econômica do Brasil que, em 2019, após alguns altos e baixos, começa a dar sinais de recuperação.

Para a Confederação Nacional do Comércio (CNC), os índices ainda não indicam uma crescente nas vendas, e sim, uma diminuição na queda de vendas. A organização aponta que o cenário de desemprego no Brasil e o crédito mais caro para os consumidores são os principais desafios dos varejistas   neste fim de ano. O último trimestre tende a apresentar os maiores volumes devido às futuras datas do comércio como a Black Friday e o Natal.

O que o consumidor busca no varejo eletrônico?

Quando se fala em atingir o consumidor moderno e varejo eletrônico, leva-se em consideração o tempo que esse usuário passa conectado. No Brasil, segundo estudo da ferramenta de gerenciamento de redes sociais Hootsuite, o internauta passa cerca de 9h29 conectado (todos os dias). Com essa janela tão grande de oportunidade, não é à toa que o varejo eletrônico investe pesado nos e-commerces e nas redes sociais como vitrine e porta de entrada para aproximar cada vez mais consumidor e marca. Mas, afinal, o que esse consumidor busca?

Em datas comemorativas, como a Semana do Cliente ou Black Friday, que está batendo à porta, existem 6 regras básicas que ajudam a melhorar, e muito, a estratégia de marketing e a experiência de compra:

  1. Seleção do portfólio de produtos e sua adequação ao perfil do público-alvo;
  2. Alinhamento dos parceiros comerciais,caso haja, antes de iniciar uma ação de vendas;
  3. Análise do preço em relação aos concorrentes, considerando que o consumidor pode usar ferramentas de rastreamento, como Buscapé e o Zoom, por exemplo, para comparar os preços dos produtos.);
  4. Garantia de uma  logística eficiente de  distribuição de produtos;
  5. Divulgação clara  das políticas de segurança  do site e e de devolução e troca de mercadorias; 
  6. Interação eficiente com o cliente na venda e pós-venda

Já no varejo físico, planejar as ações no ponto de venda é fundamental. O omnichannel vem se firmando como uma tendência do varejo, onde o PDV funciona como um mini centro de distribuição (CD). Neste caso, os consumidores fazem a compra online e somente retiram o produto nas lojas, o que exige um esforço na integração entre os dois canais de venda.

Além disso, é necessário:

  1. Engajar a equipe de vendas  apresentando previamente o portfólio de produtos ofertados e as promoções;
  2. Trabalhar com descontos efetivos, uma vez que 22% das queixas registradas em sites como o Reclame Aqui na última edição da Black Friday (2018) se referem aos preços praticados;
  3. Pensar na experiência e no conforto do cliente como um todo. Os shopping centers da capital paulista, por exemplo, ofereceram no último ano sessões de massagem para os adultos e entretenimento para as crianças, enquanto os pais compravam. 

 Quais ações de marketing você pretende fazer para impactar os seus clientes na Black Friday ou em outra data comemorativa?

Lembre-se que os consumidores estão esperando por uma boa oportunidade para comprar, e, por isso, separar um tempo para planejar as regras do jogo é crucial para  atingi-los e alavancar as vendas dos seus produtos ou serviços.

Preparado?

Linkgrafia:

https://portalnovarejo.com.br/2019/06/confianca-consumidor-sobre-em-junho-aponta-fgv/

https://portalnovarejo.com.br/2016/09/confianca-do-comercio-cresce-quase-15-em-setembro/

https://www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/37996/dia-do-cliente-a-estrategia-para-movimentar-vendas-em-setembro.html

https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/dia-do-cliente-o-que-esperar/

https://canaltech.com.br/internet/brasil-e-o-segundo-pais-do-mundo-a-passar-mais-tempo-na-internet-131925/

https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/um-balanco-da-black-friday-2018/

https://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/10-sites-para-monitorar-os-menores-precos-na-black-friday-2017/

https://noticias.reclameaqui.com.br/noticias/black-friday-2018-fecha-com-5-6-mil-reclamacoes-no-reclame-a_3548/