Dia das Crianças: presentão ou lembrancinha?

Pesquisa do Serasa, CNDL e Opinion Box apontam caminhos para o Dia das Crianças, uma das últimas datas a movimentar o varejo físico e eletrônico antes do Natal.

Você sabia que o Dia das Crianças foi uma data criada em 1924 pela Organização das Nações Unidas com o objetivo de proteger as crianças contra o abandono e o trabalho infantil? Isso mesmo. Embora muita coisa tenha mudado de lá para cá, uma coisa é certa: o direito de brincar ainda é universal.

O movimento do comércio tende a melhorar para o Dia das Crianças, é o que afirma a pesquisa de intenção de compra divulgada pela Fecomércio-RJ. Nela, 57% dos consumidores pretendem comprar presentes no Rio de Janeiro. Fatores como o aumento do preço dos produtos, a diminuição da renda das famílias e o aumento do desemprego no país tem levado os consumidores a serem mais cautelosos nas compras. Em 2019, o número de pessoas dispostas a gastar com os pequenos é menor do que o registrado em outras datas comemorativas. No Dia das Mães 80% sinalizaram intenção de compra, já no Dia dos Pais (63,8%) e no Dia dos Namorados (64%). 

Afinal, vai ou não vai ter presente para os baixinhos?

Na pesquisa conduzida pela Opinion Box em parceria com a SocialMiner existem três aspectos que podem influenciar a intenção de compra dos consumidores nesse período:

  1. Preço: o preço foi apontado por 67,5% dos respondentes como fator mais importante na hora de presentear. E o consumidor deve gastar em média R$ 187 com presentes de Dia das Crianças.
  2. Promoções: o consumidor já sinalizou gastos moderados para o período e por isso está buscando boas ofertas. 74,5% dos respondentes apontaram promoções como relevantes para o fechamento das compras
  3. Atendimento: uma boa experiência no ponto de venda e o “olho no olho” ainda fazem total diferença na compra. Ainda que tenha aumentado significativamente o percentual de clientes que compram online, por encontrarem no e-commerce preços mais competitivos, muitas pessoas não abrem mão de ir ao ponto de venda  para ver e experimentar o produto, além, é claro, de conhecer as novidades. Uma força de vendas bem treinada pode dar ao consumidor uma recomendação certeira na hora de presentear. Nestes casos, uma experiência personalizada pode se tornar fundamental para a decisão de compra. 
  4. Geração de fluxo: investir em táticas para atrair pessoas para a loja também pode apoiar muito as vendas. No Dia das Crianças, o segmento de shopping centers costumam planejar uma programação especial para o período, que vai muito além dos tradicionais parques e circuitos de recreação.  O segredo é realizar ações antenadas com o que está em alta entre os pequenos. Este ano, um shopping de Brasília apostou em uma oficina de programação com robôs para crianças a partir dos cinco anos de idade. Claro, elas já nasceram conectadas! 

Os consumidores costumam planejar  a compra dos presentes?

O Dia das Crianças acontece em outubro, mas cerca de 70% dos consumidores  adiantam suas pesquisas por ofertas até 15 dias antes da data: 

  • 25,2% já estão pesquisando 3 meses antes da data comemorativa;
  • 43,9% vão fazê-lo 15 dias antes; 
  • 19,8% farão 7 dias antes;
  • E 11,1% às vésperas do evento.

É hora de apostar no que a sua marca tem de melhor para engajar os clientes até os minutos finais das ofertas para o Dia das Crianças. Seja no presentão ou na lembrancinha, sua empresa não pode perder a oportunidade de aumentar o faturamento, certo?

E não perca tempo, se você ainda não começou o planejamento das ações promocionais de Natal, sua empresa já está atrasada! 

Como sua organização está se preparando para esta data? 

– O seu mix promocional já foi definido?

– Sua força de vendas já está treinada?

– Você já sabe como vai funcionar a política de preços, descontos e distribuição?

– Já pensou em fazer uma promoção para ajudar a alavancar as vendas e se diferenciar da concorrência?

Para planejar e executar esses e outros pontos que compõem uma ação promocional com foco em datas comemorativas, você precisa começar com antecedência. 

Conte com a experiência da Brunez para desenhar e executar a melhor estratégia para sua próxima ação promocional. Agende um bate-papo com os nossos especialistas 

 

Fontes consultadas:

https://www.destakjornal.com.br/cidades/rio-de-janeiro/detalhe/dia-das-criancas-deve-injetar-r-12-bilhao-na-economia-fluminense

https://drive.google.com/file/d/1lda2Q1FOTr0rFldzIxjNdFVl97CrbA-f/view

https://www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/38362/dia-das-criancas-dita-rumos-do-marketing.html  

https://www.opresente.com.br/geral/demanda-da-micro-e-pequena-empresa-por-investimento-avanca-104-pontos-em-um-ano-revela-indicador-cndl-spc-brasil/

http://site.cndl.org.br/confianca-do-consumidor-avanca-54-pontos-em-setembro-na-comparacao-anual-apontam-cndlspc-brasil/

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ba/artigos/alavanque-as-vendas-da-sua-empresa-no-dia-das-criancas,d790fcde098d5610VgnVCM1000004c00210aRCRD

https://jornaldebrasilia.com.br/clica-brasilia/mes-das-criancas-oficinas-de-programacao-com-robos/